segunda-feira, 15 de junho de 2009

Èduard Manet

Èduard Manet nasceu em Paris, a 23 de janeiro
de 1832, e morreu a mesma cidade a 20 de abril de 1883 nascido em em uma família burguesa.
Ainda jovem, tentando a carreira naval, embarcou em um navio mercante para uma viagem ao Brasil, renornando após alguns meses. Mas entre 1850 e 1856 passa estudar no ateliê de thomas Couture.
Os gostos de Manet não vão para o tons fortes ultilizados na nova estéticas impressionista, o trabalho das texturas é apenas sugerindo, as formas, simplificadas.
Manet era criticado não apenas pelos mestres clásicos e em particular pelos espanhóis do século de ouro, manet imfluenciou, entretanto certos precursores do impresionismo, em virtude da pureza de sua liberdação das associações.
Literarias tradicionais, cômicas ou moralistas, com a pintura deve o fato de ser considerado um dos fundadores da Arte Moderna. Suas principais obras foram: Almoço na relva ou Almoço no campo, Olímpia, A sacada, O tocador de pífaro e a Excecução de Maximiliano.
Após os seguidos fracassos ao tentar entrar para Escola Naval, Manet consegue apoio de seus pais para estudar no ateliê do pintor e mestre Thomas Couture, onde ficou seus anos Manet procurou aprender as bases técnicas da pintura e fez cópia de obras no louvre ( cópias de obras de Ticiano, Velazquez, Tintoretto e Delacroix),
Manet completou seu aprendizado viajando e conhecendo museus de outros países europeu ( Itália, Holanda, Alemanha, Áustria e outros).
Em uma das viagens á Italia, Manet copiaria '' Vênus de urbino de Ticiano que seria sua inspiração para fazer anos depois '' Olympia.''
No ano de 1856, Manet deixou o ateliê de Couture por divergências artistica. Segundo Couture, Manet não tinha tons intermediários entre a luz e a sombra para Manet esses tons intermediários debilitava a sombra e a luz portanto ele acabava usando cores quase puras.
No ano de 1881, Manet, ganharia o direito de participar permanentemente do salão oficial sem julgamento prévio em 1882 Manet aprensentou seu último quadro pintado '' Bar em Falies- Bergére.''
No Salão de Paris.