sábado, 25 de abril de 2009

vicente willem van Gogh

Vicent nasceu em Zundert, uma cidade próxima a Breda, na Província de Brabante do Norte, nós Páises baixos ( mas conhecidos no Brasil e em Portugal como Holanda) .
Vicent era uma criança séria, quieta, e introspectiva. Desenvolveu através dos anos uma grande amizade e forte ligação com seu irmão mas novoTheo. A vasta correspondência entre theo e Vincent foi preservada e publicada em 1914, trzendo a público inúmeros detalhes da vida privada do pintor, bem como de sua personanalidade.È através destas cartas que se sabe que foi theo quem suportou financeramente o irmão durante o maior parte da sua vida.
Aos 16 anos por recomendação de seu tio Vincent começou a trabalhar para um comerciante de arteestabelecido em Haia. Em 1880, Vicent decidiu seguir a sugestão do seu irmão Theo e levar a pintura mas sério. Ele partiu pra Bruxelas para tomar aulas com willem Roelofs, que o convenceu a tentar a Acadêmia Royal de Artes. La ele estudou um pouco de anatomia e de perspectiva.
Vincent passa 14 dias no hospital, ao final dos quais retorna a casa amarela. Em seu retorno pinta o Auto Retrato com a orelha cortada
Em março de 1886, Van Gogh mudou-se para Páris, onde dividiu um apartamento em Montmartre com Theo.
Por alguns meses, Vincent trabalhou no estúdio Cormon, onde conheceu os artistas: John Peter, Russel, Emile Bernad, e Henri de Toulouse- Lautrec, entre outros.
Em 1889 ao 36 anos, pediu para ser internado no hospital psiquiátrico en Saint- Paul de Mausole. Perto de Saint- Rémy- de Provence, na Provença.
A região do asilo possuía muitas Searas de trigo, vinhas e Olivais, que transformaram-se na principal fonte de inspiração para o quadros seguintes. que marcaram nova mudança de estilo:
as pequenas pinceladas evoluíram para curvas espiraladas.
Van Gogh pinta( nesta epoca Van Gongh pinta média um quadro por dia)
Van Gogh dirige-se ao campo onde disparou um tiro contra o peito. Arrastou-se de volta á pensão onde se instalara e onde morreu dois dias depois, nos braços de Theo. as suas últimas palavras,dirigidas a theo, teriam sido:" Lá tristesse durera toujours'' ( em francês)
('' A Tristeza durará para sempre'')

Um comentário:

  1. Vivi, eu amo o Van Gogh.
    A pintura que mais gosto desse holandês maravilhoso chama-se Noite Estrelada.
    Apesar de saber da tragédia, eu desconhecia as últimas palavras de sua vida "A tristeza durará pra sempre", algo extremamente forte tal como o sentimento de todos os admiradores de suas obras.

    Adorei Vivi!!!

    Continue escrevendo sobre a vida desses mestres da arte.

    Beijos minha amada.

    Isabella.

    ResponderExcluir