terça-feira, 5 de maio de 2009

Henri Émile bernoit Matisse

Matisse, era um escriturário, que ao descobrir a felicidade que lhe proporcionava a prática da pintura durante uma convalescência na qual lhe foi oferecida uma caixa de tintas ( ele tinha cerca de vinte anos de idade) Depois ele se restabelecer, inscreveu-se num curso de desenho na escola Maurice-Quentin Delatour e começou a participar no estúdio do mestre Duconseil.A partir de 1890, depois de nova convalescência decorrente de uma intervenção de apendicite, matisseabandonou o Diireito para se dedicar a sua vocação artística, e , em 1891, estabeleceu-se em Paris, onde, depois de ser desBeaux-Arts em 1895 passou a frenquentar o ateliêr de Gustave Moreau. Ai encontrou Georges Rouault, Albert Marquet e teve a oportunidade de visitar as exposições de Covot e de Cézanne.

Sua primeira exposição aconteceu em 1904, ocorreu em Ambroise Vollard e não obteve grande sucesso.

No ano seguinte, justamente com o grupo, expôs no salão de Paris desta vez o grupo foi reconhecido com os Fauves e Matisse como lider. Matisse conseguiu reputação internacional, exibindo em Paris e Alemanha.

Em 1908 fundou a Academia Matisse para uma seleção de estudantes comospolita e publicou

'' Notas de um Pintor''

onde estavam suas crenças artisticas deste de 1904.

Matisse trabalhou parte de cada ano no sul em Saint- Tropez e Collioure e mais tarde na Espanha e em Marroco. Depois de 1916, passou a maioria do invernos em Nice. Apensar de nunca ter se juntado aos Cubistas, sofreu algumas influências deste grupo. Entre 1913 e 1917 sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas.

Depois seu estilo ficou mais solto, figuras femeninas e o interior foram seus principais temas trabalhados em estilos livre com cores decorativas.

Sua escultura era uma extensão da sua pintura,sua admição pela arte primitiva estava mais aparente. Em alguns trabalhos ele explorar o solido, aspectos estruturais do corpo com um certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma.

Matisse, como outros artistas do movimento rejeitava, a luminosidade impressionista, e usava a cor como fator principal da pintura, levando-a ás ultimas consequencias, Angan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens.

Foi considerado o artista do século em que viveu.

Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos, usavam formas curvas e cores variadas.

Este inventou também a tecnica do '' desenho com tesoura''.

Um comentário:

  1. Oi amada que legal! Seu blog está muito chique cheio de informações e mostrando seus quadros para todo mundo. Continue divulgando mas tenha cuidado na hora de postar o link coloque sempre www.viviquintas.blogspot.com ( não esqueça do ponto) se não a pessoa não acessa ta bom!
    Um beijo com muito amor
    Renio

    ResponderExcluir