quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jacob Camille Pissarro

Foi um pintor francês co-fundador do impressionismo, e o único que participou nas oito exposições do grupo (1874- 1886) Ascendência, o seu pai, Abraham Frederic Gabriel Pissarro, era português.
Com 11 anos Camille Pissarro foi enviado a Paris para estudar num colégio interno. Voltou para a ilha São Tomás, a fim de tomar comta de negócio da família. Algum tempo depois, a sua paixão pela pintura fe-lo mudar de vida: fez em 1852 amizade com o pintor dinamarquês, Fritz Melbye e a oportunidade de concretizar seu sonho surgiu com o convite para acompanhar uma expedição do Fritz Melbye, enviado pelo governo das Antilhas Dinamarquesas, para estudar a Fauna e a Flora da Venezuela, onde passou dois anos
Pissarro conquistou sua liberdade aos 23 anos. Em 1855, ele já estava em Paris com a ajuda de Melbye, tentando iniciar sua carreira. O jovem antilhano fascinou-se com as telas de Camille Corot e travou amizade com Paul Cézanne, e Claude Monet, Chales- François Daubigny, entre outros pintores impressionistas. Com Monet passou a sair para pintar ao ar livre, em Pontoise e Louvenciencia. Em 1861 casou com Julie Vellay, com quem teve oito filhos . No decorrer da guerra franco- prussiana ( 1870 -1871), na qual praticamente todos os seus quadros foram destruídos, residiu em Inglaterra.
Quando voltou começou a pintar na companhia de Cézanne. Com o objectivo de descobrir novas formas de expressão, Pissarro foi um dos primeiros impressionistas a recorrer á tecnica da divisão das cores através da utilização de manchas de cor isolada - o seu quadro '' the Garden of Les Mathurins at Pontoise'' (1876) é um exemplo.
Em 1877 pintou '' Les Toitsrouges, Coin du Village, effet d' hiver''. Durante os 80 juntou-se uma nova geração de impressionistas, os '' neo- impressionistas, como Georges Seurat e Paul Signac, pintando em 1881 ''Jeune fille á la baguette, paysanne assise'' e experimentou com o pontilhiismo.
Apartir de 1885, militou nas correntes anarquistas, criticando severamente a sociedade burguesa francesa, deixando-nos'' Jurpitudes Sociales'' (1889), um álbum de desenho. Nos anos 90 abandonou gradualmente o '' neo- impressionismo,'' preferindo um estilo mais flexível que melhor lhe permitisse captar as sensações da natureza, do mesmo tempo que explorou a alteração dos efeitos da luz, tentando também exprimir o dinamismo da cidade moderna de que são exemplos os vários quadros que pintou com vistas de Paris ('' Le Boulevard,Montmartre,temps de pluie, aprés-mid.'' 1897) Dieppe, Le havre e Ruão.
A obra de Pissarro se caracterizou por uma paleta de cores Cálidas e pela firmeza com que consegue captar a atmosfera, por meio de um trabalho preciso da luz. Seu material predileto foi o óleo, mas também fez experiências com aquarelas e pastel. A estrutura dos quadros de Pissarro encontra total correspondência na obra de Cézanne, já que foi mútua a influência entre ambos.Como professor teve como alunos Paul Gauguin e seu filho Lucien Pissarro. Ao jovem Gauguin aconselhou a utilização das cores - esses conselhos surtiram efeito e Gauguin começa a utilizar a cor no seu estado puro.
Durante seu últimos anos, realizou várias viagens pela Europas, em busca de novos temas.
Hoje é considerado um dos paisagistas mais importantes do século XIX. Os seus trabalhos mais conhecidos são: ''Le Verger,'' '' Les Châtaigniers á Osny'' e '' Place du Théâtre Français.''
Camille Pissaro morreu a 13 de novembro de 1903 em Paris.

Um comentário:

  1. Amada que história bacana hein? que tal vc começar a pesquisar alguns artistas Brasileiros, seus compatriotas, que compartilham com vc a Arte de ser Artista Brasileiro? Estou aguardando essa nova!
    Bjs com Amor e parabéns vc está mbem mocinha aqui no Blog!:-)

    ResponderExcluir