sexta-feira, 15 de maio de 2009

Paul Cézanne

Paul Cézanne nasceu em 19 de janeiro de 1839 em Aix-en- Provence, França.


Paul estudou desenho quando era adolescente, ele rascunhava seus quadros em suas caminhadas pelo campo. Esses rascunhos mostravam seu interesse pela natureza.


Paul queria ser artista, mas seu pai queria que ele fosse advogado. Quando tinha 22 anos, seu pai deu-lhe algum dinheiro para que ele se mudasse para Paris e fosse pintor.

Em Paris, Paul tornou-se muito amigo de um pintor chamado Camille Pissarro. Eles sempre iam para casa de campo de Camille para pintar ao ar livre. Essas viagens traziam lembranças de casa de Cézanne.

Paul fez esboço de Camille Pissarro em 1874. Ele mostra como os pintores colocavam suas coisas em uma muchila e iam para um de seus locais preferidos para pintar.
Um grupo de pintores chamados de impressionistas gostou das pinturas de Paul Cézanne. Eles mostraram duas de suas obras na primeira exposição que fizeram em 1874, em Paris. A exposição foi em um prédio nesta rua.
Esta paisagem daexposição revela como Paul usou cores fortes. A combinação de luz e sombra ajuda a mostrar a forma das casas.
Paul começou a tentar diferentes formas eram mais importantes para Paul que as cópias exatas de uma cena.Quando o pai de Cézanne morreu em 1886, ele herdou dinheiro suficiente para viver bem. Ele não precisava mais se preocupar se as pessoas comprariam ou não suas pinturas.
Isso significa que agora Paul estava livre para fazer as pinturas que quisesse, de novas formas.
Esta paisagem usa pequenos blocos de cores para compor a pintura.
Cézanne começou a passar mais tempo próximo ao local onde viveu na infância. Lá ele estudou a forma como o sol mudava a cor do campo.
Paul gostava de pintar uma montanha chamada Santa Vitória. Esta pintura revela como ele usou a cor para mostrar tanto a distância como as formas.
Paul trabalhou muito, principalmente no sul da França. Ele continuou pintando a montanha Santa Vitória para mostrar suas idéias a respeito de cor, luz e forma.
Esta vista da montanha em 1904 mostra como o trabalho de Paul havia mudado. A montanha tinha se tornado apenas uma embaçada mistura de cores.
Mesmo na velhice Paul ainda pintava.Ele até encomendou pincéis novos um pouco antes de morrer aos 67 anos, em 1906.
Nessa época, as pessoas sabiam que ele era um grande pintor.
Em 1905, Paul fez esta pintura de um grupo de pessoas. Ela foi feita em aquarela. Este tipo de pintura era menos cansativa para Paul á medida que ele envelhecia.

2 comentários:

  1. Paul Cezanne é muito importante. Ficou ótimo vc publicar aqui esse material, mas por que não procura Artistas Plásticos Brasileiros, acho que tem muita coisa interessante pra vc pesquisar!
    Bjs com amor
    Renio

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Vivi, o seu blog está ótimo para pesquisas. Beijo
    Célia Porto

    ResponderExcluir