segunda-feira, 15 de junho de 2009

Èduard Manet

Èduard Manet nasceu em Paris, a 23 de janeiro
de 1832, e morreu a mesma cidade a 20 de abril de 1883 nascido em em uma família burguesa.
Ainda jovem, tentando a carreira naval, embarcou em um navio mercante para uma viagem ao Brasil, renornando após alguns meses. Mas entre 1850 e 1856 passa estudar no ateliê de thomas Couture.
Os gostos de Manet não vão para o tons fortes ultilizados na nova estéticas impressionista, o trabalho das texturas é apenas sugerindo, as formas, simplificadas.
Manet era criticado não apenas pelos mestres clásicos e em particular pelos espanhóis do século de ouro, manet imfluenciou, entretanto certos precursores do impresionismo, em virtude da pureza de sua liberdação das associações.
Literarias tradicionais, cômicas ou moralistas, com a pintura deve o fato de ser considerado um dos fundadores da Arte Moderna. Suas principais obras foram: Almoço na relva ou Almoço no campo, Olímpia, A sacada, O tocador de pífaro e a Excecução de Maximiliano.
Após os seguidos fracassos ao tentar entrar para Escola Naval, Manet consegue apoio de seus pais para estudar no ateliê do pintor e mestre Thomas Couture, onde ficou seus anos Manet procurou aprender as bases técnicas da pintura e fez cópia de obras no louvre ( cópias de obras de Ticiano, Velazquez, Tintoretto e Delacroix),
Manet completou seu aprendizado viajando e conhecendo museus de outros países europeu ( Itália, Holanda, Alemanha, Áustria e outros).
Em uma das viagens á Italia, Manet copiaria '' Vênus de urbino de Ticiano que seria sua inspiração para fazer anos depois '' Olympia.''
No ano de 1856, Manet deixou o ateliê de Couture por divergências artistica. Segundo Couture, Manet não tinha tons intermediários entre a luz e a sombra para Manet esses tons intermediários debilitava a sombra e a luz portanto ele acabava usando cores quase puras.
No ano de 1881, Manet, ganharia o direito de participar permanentemente do salão oficial sem julgamento prévio em 1882 Manet aprensentou seu último quadro pintado '' Bar em Falies- Bergére.''
No Salão de Paris.

2 comentários:

  1. Que legal Vivi, eu não sabia qe Jaçanã era um pássaro. Parabéns pela pesquisa, beijo Célia Porto. Ainda quero ver você escrever sobre um artista brasileiro, Heim...

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi que linda história parabéns! Bjs com amor

    ResponderExcluir