quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Bipolar

O que è?

O transtorno afeitivo bipolar era dominado até bem pouco tempo de psicose maníaco- depressiva. Esse nome foi abandonado pricipalmente poque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade,na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os trantornos afeitivos não estão classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos de transtorno afeitivos melhorando a precissão dos diagnósticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar.

Com a mundança de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma pertubação psicótica para ser considerado uma pertubação afeitiva.

A alternâcia de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnóstico de depressão e de dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mais até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnótico verdadeiro. O termo mania é populamente endendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante. A depressão do transtorno bipolar e igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

Característica.

O início desse transtorno geralmente se dá en torno dos 20 a 30 aqnos de idade, mas pode começar mesmo apos os 70 anos.
O início pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca,iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias. Já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com sindromes psicóticas.
Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sitomas depressivos,simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividades.

Um comentário:

  1. parabéns por expor o transtorno bipolar do humor. Eu ainda não entendi bem porque a doença deixou de ser uma "perturbação psicótica" para ser uma "afetiva". Digo isso porque eu acho que ambas situações podem ocorrer com o paciente. Não isolaria uma da outra. Acho que o ideal seria: Pertubação psicoafetiva... Boa sorte a todos nós! Will

    ResponderExcluir